El Guia Latino conversou com o dr. Grover Calderón (Peru)

2

O Dr. Grover com o presidente Lula, no día em que este assinou a anistia para os estrangeiros.

Janeiro de 2011

O Dr. Grover Calderón, Presidente da Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (ANEIB),  Advogado e Professor Universitário em São Paulo. Conversou com nosso site e nos contou um pouco sobre sua vida, confira:

El Guia Latino Há quantos anos o senhor mora no Brasil?

Grover – Há mais ou menos 15 anos.

EGL – Por favor, poderia nos contar quais foram os motivos de sua viagem, como surgiu a ideia de vir para o Brasil?

G – Obtive uma vaga com bolsa de estudos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde tive a honra de fazer pós-graduação.

EGL – Como foram os primeiros anos?.

G – De muito estudo na USP e de integração na sociedade brasileira.

EGL – De onde veio à ideia de criar a ANEIB, como todo começo?.

O Dr. Grover palestrando sobre o Direito Penal na Ordem dos Advogados do Brasil.

G – A ideia começa na Faculdade de Direito da USP, entre estudantes estrangeiros que sentíamos na pele a necessidade de defender nossos direitos no Brasil.

EGL – Quais são as conquistas da ANEIB?.

G – A primeira ter demonstrado que, embora sendo uma ideia utópica, existe sim a possibilidade que cidadãos de diversas partes e países do mundo nos reunamos e congreguemos em torno de pontos em comum e, em torno desta nossa instituição.

A segunda, ter o reconhecimento oficial do Governo Brasileiro, como entidade representativa dos estrangeiros no Brasil.

A terceira conquista, ter iniciado e lutado por muitos anos, para que a lei de anistia de 2009 que regularizou em torno de 45.000,00 estrangeiros irregulares, fosse uma realidade.

Outras conquistas: Ter ganhado na justiça que os médicos estrangeiros possam exercer o direito a voto nos seus respectivos Conselhos de Medicina a nível nacional; ter colocado na agenda brasileira os direitos que temos como cidadãos estrangeiros, como por exemplo, o direito ao voto em eleições populares, o direito ao pleno exercício da função pública no Brasil, etc.

EGL – Que significa Brasil na sua vida?.

G – Significa muito, mas, sobretudo, significa um país civilizado, democrático e autenticamente respeitoso do estado do direito e da pessoa humana, independentemente de sua nacionalidade.

EGL – Para concluir, uma frase ou um pensamento com qual o senhor se identifique.

G – “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7, 8).