Colômbia assina acordo que facilita residência no Brasil

0

Terça, 28 de agosto de 2012

Colombianos poderão se instalar de forma legal no país e ter acesso a direitos básicos

BRASÍLIA- Os colombianos que quiserem se instalar no Brasil terão mais facilidades a partir de agora. A Colômbia aderiu ao Acordo sobre Residência dos Estados Parte do Mercosul e Associados, que garante direitos como saúde, educação e trabalho para cidadãos dos países signatários. A assinatura do acordo foi divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério da Justiça.

– Com a vigência desse acordo não há necessidade de nacionais colombianos ingressarem no Brasil de forma irregular, e aqueles que aqui se encontram em situação de irregularidade podem requerer a residência temporária por dois anos, podendo ser transformada em permanente – explica a diretora do Departamento de Estrangeiros, Izaura Miranda.

A Colômbia é o oitavo país a integrar o acordo, além de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Peru. Com a assinatura do termo, os colombianos que já estão no Brasil ou que venham a se instalar no país poderão regularizar seus documentos para trabalhar ou estudar.

Segundo o Ministério da Justiça, cerca de 8 mil colombianos residem no Brasil regularmente. Com a adesão da Colômbia ao acordo, é possível que esse número aumente, estima o ministério.

– O acordo de Residência para os nacionais dos Estados-Parte do Mercosul e associados é um passo futuro para a livre circulação de pessoas no território latino americano – afirmou o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão.

De acordo com balanço do Ministério do Trabalho, de 2009 a 2011 foram emitidas 3.015 autorizações de trabalho para colombianos no Brasil. Neste ano, já são contabilizadas 362 autorizações, do total de 32 mil emitidas pelo Brasil neste ano, para estrangeiros de todos os países.

Fonte: O Globo