Mito do flamenco Paco de Lucia morre de enfarte aos 66 anos

0

Quarta, 26 de fevereiro de 2014

O guitarrista espanhol Paco de Lucía, um dos maiores intérpretes de flamenco de todos os tempos, morreu durante a madrugada desta quarta-feira (26). Ele se encontrava no México, na estação balneária de Cancún. O anúncio da morte do artista foi feito pela Câmara de Algeciras, sua terra natal. Paco se tornou conhecido mundialmente por ter modernizado o flamenco.

A morte de Paco de Lucia representa “uma perda irreparável para o mundo da cultura, para a Andaluzia”, declarou o prefeito de Algeciras, José Ignacio Landaluce.

Paco de Lucia, cujo verdadeiro nome é Francisco Sánchez Gomes, nasceu em 21 de dezembro de 1947 em Algeciras, na região de Andaluzia, no sul da Espanha. Seu talento excepcional o tornou conhecido no mundo inteiro.

Um dos elementos marcantes da carreira do intérprete foi a modernização do flamenco tradicional, associando o ritmo potente e apaixonado da sua música com o jazz. Inspirando-se em diversos estilos musicais, ele projetou o flamenco a uma dimensão única, que o instalou no patamar de mestre absoluto de sua arte.