De proa a popa, uma torre de babel flutuante.
por Vitor Valencio
Imagine um barco à deriva no meio do oceano… A bordo um italiano falastrão e um árabe sisudo. Nenhum dos dois fala o idioma do outro. Tudo se complica ainda mais quando uma graciosa francesa e um russo maluco entram na história. Esse é o enredo do espetáculo Barlovento, apresentado pela companhia argentina Hazmereir, e que El Guia Latino foi ver a convite do Festival Internacional Sesc de Circo.
Barlovento, ou barlavento em português, é o lado de onde o vento sopra. Amor, esperança e insanidade são interpretados em italiano, francês e uma espécie de russo e árabe para que o público não se apegue apenas às palavras. “A ideia é que as pessoas entendam a interação entre os personagens através dos gestos, expressões e caretas”, explica o ator Nacho Rey, que interpreta o russo.
Os atores da companhia fundada em Mar Del Plata, têm suas raízes no circo, o que os habilita a encarar a difícil missão de passar a mensagem através de acrobacias, gritos, e principalmente humor. “O diretor (Alan Darling) anotava tudo o que fazíamos e apenas deixava as acrobacias que fizessem parte do contexto. Eu até queria fazer mais alguns truques, mas se não passasse nenhuma mensagem, não entrava na peça”, revela o ator Martín Umérez, o italiano.
Como mediador de duas realidades que também não falam a mesma língua, o Sesc São Paulo promoveu o festival com o intuito de aproximar a cena cultural latino-americana do público brasileiro.
“Existe um cenário muito forte para os artistas de circo na Argentina, Brasil e demais países da América do Sul. Muitos artistas vão estudar e trabalhar na Europa e depois voltam e acabam repassando o conhecimento. Os latinos ainda se interessam muito pelo circo”, celebra o ator Federico Galván.
As quatro apresentações lotadas comprovaram a disposição, tanto adultos quanto crianças, em conhecer cultura e realidade diferentes de seus costumes. “Fomos muito bem recebidos por São Paulo. Adoramos a cidade, as pessoas, os bares, as baladas, a caipirinha… Queremos voltar o quanto antes”, comemora cheia de humor, a atriz Ana Clara Manera.
Agradecimentos
Sesc São Paulo e Teatro Anchieta.
Felipe França Gonzalez e Difusa Fronteira
Saiba mais
facebook.com/CompaniaBarlovento
Serviço
Sesc Consolação
Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Tel: (11) 3234-3000