País do futebol: Bolívia vence o Brasil e torna-se bicampeã da Copa Gringos, em São Paulo.

0

Não foi apenas o Chile que levantou o caneco nos últimos dias. Em plena cidade de São Paulo, a Bolívia desbancou o ‘país do futebol’ e tornou-se a primeira bicampeã da Copa Gringos!

Bolívia vence o Brasil na final da Copa Gringos e leva o bicampeonato - Divulgação Copa Gringos

Bolívia vence o Brasil na final da Copa Gringos e leva o bicampeonato – Divulgação Copa Gringos

por Vitor Valencio

Enquanto a Copa América rolava a todo vapor aos pés dos Andes, outra competição agitava as comunidades internacionais: A quarta edição da Copa Gringos, em São Paulo. Enquanto no Chile, quem levantou o caneco foi a seleção da casa, no Brasil uma nova hegemonia começa a ser construída com o segundo título da Bolívia na competição.

A competição profissional reuniu seleções da América do Sul e duas convidadas, por sua vez a Copa Gringos foi um pouco mais abrangente e contou com equipes de diversas comunidades migrantes que vivem em São Paulo. E não foi apenas no Chile que a seleção brasileira deixou escapar o caneco.

No dia 21 de Junho, a presença maciça da comunidade boliviana na cidade mais um vez foi confirmada. Ausente na edição passada por questões financeiras, a Bolívia voltou e fez valer o favoritismo que carrega desde a primeira competição e ficou com o título, após vencer nada menos que os donos da casa, o Brasil, pelo placar de 3 a 0 na primeira divisão da competição.

O futebol boliviano também parece experimentar novos ares nos campos. Afinal, ao vencer o Equador na Copa América, a seleção profissional quebrou um tabu de dezoito anos sem triunfos na competição continental. Antes disso, a última vitória havia ocorrido em 1997, quando chegou à final da competição organizada na própria Bolívia e perdeu o título para o Brasil.

A Copa Gringos é dividida em três categorias: Ouro, prata e bronze. A Série Ouro, a principal, teve domínio quase total das seleções da América do Sul, que ocuparam sete das oito vagas disponíveis – a Espanha foi o “estranho no ninho”, mas acabou eliminada pela própria Bolívia ainda nas quartas de final. Além de Bolívia e Brasil, o pódio da Série Ouro foi completado pelo time 3 da Colômbia, que goleou a Argentina por 6 a 0.

O retrospecto da comunidade boliviana impõe respeito. Das quatro edições que participou anteriormente, a Bolívia chegou em três finais. O título boliviano desse ano agora é somado ao troféu da Liga Gringos, no fim de 2014.

Essa foi a segunda edição da competição neste ano e o quarto torneio da franquia “Copa Gringos” desde 2014. Os jogos foram disputados nos dias 14 e 21 de junho no Clube Lausanne Paulista, zona norte de São Paulo. A primeira Copa Gringos teve Camarões como vencedor, enquanto o Festival anterior deste ano ficou com o Peru.

Campeão: Bolívia (Série Ouro)
Vice-campeão: Brasil
3º lugar: Colômbia 3
4º lugar: Argentina
5º Uruguai
6º Espanha
7º  Colômbia 1
8º Peru
9º Coreia (campeã da Série Prata)
10º França 1
11º Alemanha
12º Itália 1
13º Suíça
14º Colômbia 2
15º EUA
16º Grécia
17º Taiwan (campeão da Série Bronze)
18º França 2
19º Esperanto
20º Itália 2

Confira aqui a página oficial da Copa Gringos, no Facebook.

Fonte: Migramundo.com