A Chicha Morada é a gastronomia Peruana em um copo

0

chicha morada, o refresco tipicamente peruano é feito com o milho de cor roxa, o maíz morado, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado a gosto. É servido sempre frio ou gelado. Uma delícia, bem refrescante.

Chicha-morada

Além de ser uma delicia é um excelente antioxidante, propiedades para saúde também são uma caraterísticas desta bebida, o pigmento do milho maiz morado previne o desenvolvimento do câncer de colon, abaixa a pressão sanguínea, age como antiinflamatório e promove a formação de colágeno. Ou seja, uma delícia cheia de saúde.

Não é fácil achar o maíz morado no Brasil, mas na feira da Praça Kantuta, a feira boliviana que acontece aos domingos no bairro do Pari em São Paulo (um super passeio), às vezes tem este milho debulhado em saquinhos.

Deixamos aquí a receita

Chicha morada

1 kg de milho roxo (maiz morado)
Cascas de um abacaxi maduro 
2 paus de canela
5 cravos
4 litros de água
suco de 3 limões (opcional)
1 xícara (chá) de açúcar

Colocar em uma panela grande e funda a água, o milho, as cascas de abacaxi, os cravos e os paus de canela. Deixar ferver de 45 minutos a uma hora.  Quando os grãos de milho começarem a abrir, retirar do fogo e deixar esfriar. Depois de frio coar o líquido e adicionar o açúcar e o suco de limão (opcional).