Número 1 da América Latina e embaixador da Marca Peru, chef peruano Virgilio Martinez vem ao Brasil

0

Premiado chef Virgilio Martinez e seu restaurante Central ocupam o 1º lugar da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e o 4º no ranking dos 50 Melhores do Mundo, eleito pela revista inglesa Restaurant.

Ele ministrará palestra sobre a biodiversidade do Peru no dia 29 de Outubro, às 17h30, durante a Semana Mesa SP 2015.

virgilio martinez

São Paulo, 28 de Outubro de 2015 – Em um momento em que a gastronomia contemporânea do Peru ganha destaque no universo da alta culinária, uma de suas grandes estrelas, o chef peruano Virgilio Martinez, número 1 da América Latina e embaixador da Marca Peru, vem ao Brasil para participar da Semana Mesa SP 2015. Promovido pela Revista Prazeres da Mesa, em São Paulo, o evento tem como tema “A Nova Gastronomia: compartilhando inovações, conhecimento e paixão”.

Virgilio Martinez é o nome do momento quando se fala em gastronomia peruana. Desde 2014, o chef é o eleito pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) para ser um dos embaixadores da Marca Peru no mundo. Além disso, é dono do restaurante Central, em Lima, recentemente coroado pela segunda vez como o Melhor Restaurante da América Latina e o 4º lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, pela publicação inglesa ‘Restaurant’.

O chef peruano Virgilio Martinez subirá ao palco do Mesa Tendências, congresso internacional que conta com grandes nomes da cozinha mundial falando sobre “A Nova Gastronomia: compartilhando inovações, conhecimento e paixão” -, onde ministrará palestra com o tema “Ecossistemas vegetais: uma viagem pela biodiversidade do Peru”. Será nesta quinta-feira (29 de outubro), às 17h30.

Virgilio Martinez é conhecido por sua incessante busca por novos ingredientes ancestrais andinos e a releitura que faz deles, incorporando-os ao seu cardápio contemporâneo. Em 2013 ele fundou a Mater Iniciativa, uma equipe multidisciplinar que busca estudar e descobrir produtos peruanos, combinando gastronomia e nutrição, história, antropologia e ciência. O restaurante Central, do casal Virgilio Martinez e Pía León, avançou dez posições no ranking mundial deste ano, em relação ao ano anterior; e desde 2014 já havia alcançado o primeiro lugar na América Latina, na edição regional dos prêmios. Além do Central, Martinez é dono de outros dois restaurantes: o Lima e o Lima Floral, ambos em Londres.