Conheça a história do refrigerante que superou a Coca-Cola no Peru

0

Um refrigerante no Peru, vem dando trabalho para a famosa marca da Coca-Cola. Trata-se da Inca Kola, uma bebida amarela, de sabor suavemente doce, que está presente nas mesas de todos os peruanos.

14906152568_e73b8fa810_b

Todas as classes sociais a consomem, a bebida foi lançada em 1935, pela família de imigrantes britânicos Lindley. Desde então, o refrigerante se tornou um símbolo de identidade e orgulho nacional.

Os especialistas do setor dizem que a Inca Kola conseguiu um feito que muitas outras bebidas do mundo não conseguiram: vencer a Coca-Cola em vendas no mercado nacional. O sucesso da Inca Kola é tamanho que a Coca-Cola decidiu comprar 48,5% das ações da empresa, criando o que chamou de uma “estratégica aliança” com a marca peruana.

Apesar da aliança, a Inca Kola ainda supera a Coca-Cola em vendas no país. Segundo Alfredo Quiñones,brand manager da empresa, atualmente, a Inca Kola detém 30% das vendas no Peru, contra 20% da Coca-Cola.

Em 2012, o sucesso da marca foi alvo de uma análise publicada pela renomada escola de negócios americana Wharton School of Management, da Universidade da Pensilvânia, intitulada “Branding Lessons from Inca Kola, the Peruvian Soda That Bested Coca-Cola”. Segundo a análise, o sucesso do refrigerante está ligado à associação com a identidade nacional peruana.

Segundo Hajime Kasuga, um chef que dá aulas de gastronomia na escola Le Cordon Bleu, em Lima, a afirmação do estudo é verdadeira. “A Inca Kola corre nas veias de todos as crianças peruanas”, diz o chef.