Peru receberá líderes mundiais em gastronomia durante o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico

0

Especialistas da Espanha, França, Japão e México estarão presentes no evento, que será realizado de 27 a 29 de abril, no Centro de Convenções de Lima.

Jornalistas internacionais especializados também estarão no Peru para ver de perto como o boom gastronômico peruano beneficia o turismo. Estudantes de turismo e gastronomia poderão participar de atividades de reflexão sobre o sector. 

Foto 2

Os principais representantes do turismo gastronômico de países líderes mundiais deste setor, como Espanha, França, Japão e México, vão compartilhar suas experiências no Peru durante o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico que será realizado de 27 a 29 de abril no Centro de Convenções de Lima, sem nenhum custo, informou a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e Presidenta do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Verde-Álvarez.

 “Queremos que o nosso país se torne uma referência mundial de turismo gastronômico, no qual teremos neste importante evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), especialistas que têm colaborado para impulsionar este setor. Por exemplo, teremos a visita de Pierre Sanner, diretor da Missão Francesa do Patrimônio e da Cultura Alimentar (Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires), que teve o reconhecimento da gastronomia francesa como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, disse a ministra.

A Espanha, uma das potências mundiais em turismo e líder em gastronomia, terá entre os palestrantes Joxe Mari Aizega, diretor do Centro de Culinária Basca (BCC – Basque Culinary Center), instituição acadêmica de prestígio que também faz parte da organização do Fórum. Também estarão presentes Iñaki Gaztelumendi, consultor da Organização Mundial do Turismo (OMT) no âmbito do turismo gastronômico; Rafael Ansón, presidente da Real Academia de Gastronomia Espanhola; e Denis Itxaso, Adjunto de Cultura, Turismo, Juventude e Esportes do País Basco.

As experiências do Japão serão conhecidas através de Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Hakusuikan Ryokan, um hotel localizado entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão. E, do lado latino-americano, o Peru receberá a visita de Francisco Maass, subsecretário de Qualidade e Regulação da Secretaria de Turismo (SECTUR) do México, e Verónica Mausbach, diretora de Vintura, agência de viagens especializada em tour de vinho em Mendoza, a região mais vinícola da Argentina e uma das mais produtivas do mundo.

Peru, modelo a seguir

Magali Silva também enfatizou que os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez, entre outros, terão lugar de destaque no Fórum, em uma época em que a cozinha peruana tem obtido uma grande reputação internacional graças à variedade e qualidade do seus insumos, às técnicas utilizadas pelos melhores chefs peruanos e ao trabalho dos produtores locais. “A escolha de Lima para sediar o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico é justamente o resultado da intensa promoção da culinária peruana realizada na última década por parte do setor público e apoiada pelo setor privado”, disse Magali Silva.

Neste sentido, a ministra mencionou que uma delegação de jornalistas especializados em gastronomia estará no Fórum. Entre os chamados ‘foodies’ se encontrarão jurados da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, como a jornalista Crystyl Mo (chinês-americana), o fundador da Talisman Media Group e ex-autor de guias Lonely Planet, Mason Florence; e a jornalista argentina e colaboradora do jornal El Clarín, Raquel Rosemberg. Também participarão do evento os profissionais Carlos Maribona, crítico de comida do jornal espanhol ABC; o jornalista britânico Ryan King, da Revista Fine Dining Lovers; Gabriela Rentería, da National Geographic Traveler, entre outros líderes de opinião.

Os convidados internacionais poderão conhecer com profundidade a experiência de sucesso peruano de como a gastronomia e o turismo se complementam, enquanto os estudantes nacionais terão a oportunidade de refletir sobre o tema, graças a diferentes experiências que serão exibidas durante o Fórum, como a amostra cozinha e técnicas antigas (Pachamanca), a cozinha de mercado, as picanterías, a seção dedicada a livros e publicações gastronômicas e a rota dos mercados, entre outros.

 O II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico terá acesso livre, prévia inscrição eletrônica, para participar de conferências e atividades paralelas. Chefs, operadores de turismo, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, associações gastronômicas e pesquisadores poderão assistir a essas palestras destinadas a promover a discussão e o papel que a gastronomia tem como eixo articulador do turismo. Interessados em participar podem inscrever-se através do link http://goo.gl/Cn270B ou tirar dúvidas pelo e-mail fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.

 Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu

Twitter: https://twitter.com/peru

Youtube: https://www.youtube.com/user/VisitPeru