Gastronomia peruana se consolida no mundo e se destaca mais uma vez em ranking internacional

0

Restaurante Central, do Embaixador da Marca Peru Virgilio Martínez, se mantém em quarto lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, divulgada esta semana, em Nova York.

O ranking internacional destaca a excepcional ascensão do restaurante Maido, do chef peruano Mitsuharu Tsumura, que saltou do 44º ao 13º lugar. Astrid & Gastón, de Gastón Acúrio, se classificou em 30º.

Virgilio Martínez

Virgilio Martínez

A eleição do restaurante Central, do chef peruano Virgilio Martínez, como o quarto melhor restaurante do mundo pelo segundo ano consecutivo, e o título de Mayor Ascent Award (Prêmio de Melhor Ascensão) ao restaurante Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, reafirma o importante momento em que vive a gastronomia peruana. Assim destacou a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), Magali Silva Velarde-Álvarez, referindo-se à lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, divulgada esta semana, em Nova York, pela revista britânica Restaurant.

A ministra Magali Silva destacou a presença peruana na tradicional lista, com o Central de Virgilio Martínez e Pía León; o Maido, de Mitsuharu Tsumura, em 13º lugar; e Astrid & Gastón, de Gastón Acurio, classificado em 30º lugar. “A escolha dos nossos restaurantes entre os melhores do mundo confirma o bom momento que vive a gastronomia peruana. Estamos de acordo com os organizadores, que afirmam que é um orgulho para a América do Sul ter nesta lista cinco propostas, três delas peruanas. Este reconhecimento é um incentivo para promover ainda mais a nossa cozinha e insumos, para levar mais benefícios para a sua ampla cadeia produtiva”, disse Magali.

Gastón Acurio

Gastón Acurio

Esta distinção, completou a ministra, “se baseia na confiabilidade dos que elaboram a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, os membros da Diners Club International, integrada por mil líderes do setor de restaurantes”. A Diners Club é dividida em 27 regiões no mundo. Em cada uma delas há 36 membros, todos renomados colunistas e críticos gastronômicos, chefs, donos de restaurantes e gourmets.

“Do Central, se destaca sua exploração nos ecossistemas que se encontram nas alturas do Peru: a partir dele seu menu degustação começa com pratos elaborados com ingredientes encontrados a partir dos 20 metros abaixo do nível do mar e se move até os 4.100 metros acima do nível do mar. Destacam os ingredientes que crescem em diferentes alturas; e coroam sua proposta, denominada ‘Mater Iniciativa’, com a qual Martinez viaja por todo o país em busca desses ingredientes e as histórias daqueles que os produzem “, destacou a ministra Magali Silva.

Com relação ao Maido, a também presidente do Conselho Executivo da PROMPERÚ, enfatizou “a excepcional e deliciosa fusão entre Peru e Japão, uma experiência que explora a única e extraordinária biodiversidade do Peru, e que brinda com um toque expressivo com ingredientes da Amazônia peruana”.

A lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo é julgada imparcialmente pelos serviços de consultoria profissional da Deloitte para garantir a integridade e autenticidade do processo de votação e que a lista resultante dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo 2016 esteja protegida. Este ano, o evento de premiação foi realizado em Nova York – pela primeira vez fora de Londres – e está previsto que a edição de 2017 se realize na Austrália.

Confira a lista completa: http://www.theworlds50best.com/list/1-50-winners

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/Visit-Peru-556925621066837/

TWITTER: https://twitter.com/visitaelperu

YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/VisitPeru

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/peru/