1° Ciclo de cinema colombiano: Colômbia em Sampa 29/06-12/07

0
O Consulado Geral da Colômbia em São Paulo e a Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo promovem, entre os dias 29 de junho e 26 de julho, na sala Spcine Olido, um ciclo especial dedicado ao cinema colombiano das últimas duas décadas. A mostra reúne 14 produções, a maior parte delas nunca lançada no circuito comercial brasileiro. Trata-se de oportunidade única para tomar contato com o que de mais representativo o cinema colombiano, prestigiado recentemente nos mais importantes festivais de cinema do mundo, produziu em seus últimos dez anos de atividade.

Filme Los Hongos do diretor Oscar Ruiz Navia

Filmes de novos realizadores como Oscar Ruiz Navia, autor de Los Hongos (2014), um retrato da juventude de periferia de Cali premiado em Locarno e Roterdã, e produções de mestres do cinema latino-americano como Luis Ospina, marcam presença na programação. Nascido em Cali, em 14 de junho de 1949, Ospina graduou-se em cinema pela Universidade da California (UCLA). Diretor, roteirista, montador e produtor, foi um dos representantes da chamada geração de “Caliwood”, formada por artistas e cinéfilos responsáveis por produzir alguns dos maiores clássicos do cinema colombiano, entre as décadas de 1960 e 1980. O ciclo exibe duas obras de Luis Ospina – o documentário autobiográfico Todo comenzo por el fin (2015) e o “thriller” Sopro de vida (1999). Ospina também marca presença na abertura da mostra, dia 29 de junho, às 19h00, na sala Spcine Olido.

Outros destaques da programação são O abraço da serpente, de Ciro Guerra, premiado no festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016, e A terra e a sombra, também premiado em Cannes. Não faltam ainda na seleção títulos que tem o escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), ganhador do prêmio Nobel de Literatura, como personagem ou inspiração – Gabo: la Creación de Gabriel García Márquez, documentário de Justin Webster sobre a vida e a obra do autor, e Del amor y otros demônios, de Hilda Hidalgo, baseado num de seus romances.

O 1° Ciclo de Cinema Colombiano: Colômbia em Sampa é uma realização do Consulado Geral da Colômbia em São Paulo, em parceria com a Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, e conta com apoio da distribuidora Esfera Filmes.

Serviço
1° CICLO DE CINEMA COLOMBIANO: COLÔMBIA EM SAMPA
29 de junho a 26 de julho de 2017
entrada franca
Spcine Olido
Avenida São João, 473
Centro
Entrada franca (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Abertura: dia 29 de junho, às 19h00, com a presença do diretor Luis Ospina
Entrada gratuita