Do realismo mágico ao jornalismo digital na América Latina no Instituto Cervantes Ter.17/10

0
Por ocasião do lançamento do livro “Jornalismo na América Latina”, realizado por estudantes da USP em homenagem aos 50 anos de “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, Xosé Hermida (diretor do jornal El País no Brasil), Carlos Turdera (correspondente da revista espanhola Dirigentes) e Alexandre Barbosa (professor da USP e Fapcom) debatem no Instituto Cervantes sobre a imagem do Brasil na imprensa hispanofalante e os desafios do jornalismo digital no continente do realismo mágico. 

Estudantes e convidados especiais participarão do debate, que tratará, entre os assuntos: como é visto o Brasil pelos espanhóis e como os brasileiros compreendem a Espanha e América Latina? Quais desafios impõe a cobertura de um país tão vasto e de idioma diferente? Como muda a percepção do correspondente estrangeiro que mora no Brasil? Qual é o impacto da tecnologia nos veículos e nas narrativas?

Xosé Hermida, diretor do jornal EL PAÍS em Brasil, prêmio José Couso “Libertad de Prensa 2017”, licenciado em Filosofia pela Universidad de Santiago de Compostela. Nascido em Galicia em 1963, iniciou sua atuação profissional como correspondente no jornal El Correo Gallego. Posteriormente, dirigiu um programa informativo na Radio Galega e, em 1989, ingressou no EL PAÍS, para o qual trabalhou em diversas funções na sede central em Madrid.

Carlos Turdera, correspondente da revista espanhola DIRIGENTES. Nascido na Argentina, reside em Brasil desde 2002. Trabalhou para os jornais Jornada, La Nación, Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil e o portal Terra, entre outros. Estudou Ciências da Comunicação (UBA, Buenos Aires) e realizou cursos de especialização em mídias sociais, dados e realidade virtual.

Alexandre Barbosa, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e especialista em Jornalismo Internacional pela PUC, ministra aulas de jornalismo na ECA-USP, Fapcom e Uninove. Autor do livro “A solidão da América Latina na indústria jornalística brasileira”, é responsável da publicação universitária “Jornal do Campus” (USP).


Quando: Terça-feira, 17 de outubro, às 19 h
Onde: Instituto Cervantes – Av. Paulista, 2439 – Térreo
Ingresso: Grátis (entrada livre)
Facebook: https://goo.gl/hbRVps