17 FATOS SOBRE O SUCESSO MUNDIAL DA MÚSICA LATINA

0

Não dá para negar que o ano de 2017 foi muito especial para os artistas latinos. O reggaeton cruzou o mundo nas vozes de Luis Fonsi e Daddy Yankee com a faixa “Despacito” e outros artistas ganharam espaço em mercados nunca antes explorados.

A internet ajudou e muito nessa disseminação. É muitas vezes no YouTube que conhecemos a estética dos artistas e o que eles pretendem passar com suas músicas ao assistir aos seus clipes. De acordo com dados da plataforma, no início do ano passado, apenas cinco vídeos de música latina tinham atingido a marca de um bilhão de visualizações. Hoje, esse número cresceu para 20.


“A música é um vínculo comum que conecta nossos usuários emocionalmente e culturalmente”, disse Sandra Jimenez, Head de Música, LATAM, YouTube & Google Play Music. “O YouTube não tem fronteiras e é emocionante ver a música latina ressoar não apenas com os usuários latinos, mas com fãs em todo o mundo”.

A lista de artistas do universo pop que fazem colaborações com artistas latinos não para de crescer, com nomes como Beyoncé, Justin Bieber, Fifth Harmony, Little Mix, Major Lazer, entre outros.

Veja, a seguir, 17 fatos sobre o sucesso mundial da música latina no YouTube em 2017:

1/4 dos Top 100 vídeos de música mais vistos de todos os tempos possuem artistas latinos.
Em todo o mundo, a contagem diária dos principais artistas latinos disparou desde o ano passado, crescendo 316% na Índia, 268% na Indonésia, 257% nas Filipinas, 206% no Egito, 150% em Israel, 120% nos Estados Unidos e 116% na Austrália.

Ao longo dos últimos dois anos, as visualizações diárias dos Top 100 artistas latinos no YouTube cresceram mais de 75%.

Mais de 1/3 das faixas apresentadas na parada semanal de música do YouTube são de artistas latinos.
45 dos Top 100 vídeos de música mais vistos no YouTube, este ano, tem artistas latinos.

“Despacito” é atualmente o vídeo mais visto do ano em mais de 50 países, incluindo México, Alemanha, Portugal, Grécia, El Salvador, Espanha, Líbano, Croácia e Itália.

O vídeo de J Balvin e Willy William, “Mi Gente” atingiu um bilhão de visualizações em apenas 102 dias, tornando-se o 4º mais rápido na história para alcançar a marca.

“Mi Gente” ainda provou ser um sucesso global, tendo altas visualizações em países como México (298 milhões), Estados Unidos (122 milhões), Brasil (54 milhões), França (26 milhões), Reino Unido (16 milhões), Índia (9,2 milhões), Israel (6,7 milhões), Marrocos (5 milhões), Austrália (3,7 milhões), Tailândia (3,3 milhões), Vietnã (1,9 milhões) e Japão (1,4 milhão).

“Chantaje” parceria de Shakira e Maluma, continuou sendo uma das músicas internacionais favoritas nesse ano, sendo uma das 10 canções mais tocadas no YouTube em países europeus como Portugal, Alemanha, França, Espanha, Itália, Grécia, Suécia e Croácia, assim como em vários países da América Latina. O clipe da música atingiu 1 bilhão de visualizações em apenas 140 dias, tornando-se o 6º mais rápido a atingir a marca.

A cantora Shakira tem Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Índia, Turquia, Alemanha, Reino Unido, Rússia e Vietnã dentro do seu Top 20 no YouTube.

Aproveitando seu alcance internacional, quatro vídeos com o cantor colombiano Maluma agora ultrapassaram 1 bilhão de visualizações. Fora da América Latina, ele possui altas visualizações de lugares como Estados Unidos (465 milhões), Itália (128 milhões), França (48 milhões), Alemanha (33 milhões), Reino Unido (29 milhões), Canadá (22 milhões), Israel (20 milhões), Marrocos (8,8 milhões), Índia (5,9 milhões), Japão (5,5 milhões), Austrália (4,8 milhões), Tailândia (3,8 milhões), Coréia do Sul (1,3 milhões).

Com mais de 2,2 bilhões de visualizações até agora este ano, 2017 já é o melhor ano de Ricky Martin na plataforma. Com os países latino-americanos, os Estados Unidos, Itália, Espanha, França, Romênia, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Portugal e Turquia compõem os 20 maiores públicos nesse ano.

A explosão latina não se limita aos países de língua espanhola. No início deste ano, “Sua Cara” – uma colaboração das artistas brasileiras Anitta e Pabllo Vittar com Major Lazer – ganhou mais “likes” nas suas primeiras 24 horas na plataforma do que qualquer outro vídeo musical na história do YouTube. O vídeo também teve 20,1 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, tornando-se uma das Top 10 estreias de música do YouTube de todos os tempos.

Neste ano, sete vídeos latinos alcançaram um bilhão de visualizações em ritmo recorde. Luis Fonsi – “Despacito” ft. Daddy Yankee, J Balvin, Willy William – “Mi Gente”, Shakira – “Chantaje” ft. Maluma, Maluma – “Felices Los 4”, Ricky Martin – “Vente Pa ‘Ca” ft. Maluma, CNCO – “Reggaetón Lento (Bailemos)”, Daddy Yankee – “Shaky Shaky” estão agora entre os Top 25 vídeos que mais rapidamente alcançaram a marca.
As exportações latino-americanas têm acumulado visualizações na Espanha, com Shakira, Luis Fonsi, Ozuna, Maluma, Bad Bunny, J Balvin, CNCO e Nicky Jam, atualmente classificados entre o Top 10 do país neste ano.
As visualizações globais dos artistas latinos continuam a quebrar recordes, com artistas como Shakira (6.4 bilhões), J Balvin (4.6 bilhões), Nicky Jam (3.9 bilhões) Bad Bunny (4.2 bilhões), CNCO (4.2 bilhões), Ricky Martin (2.2 bilhões), Pitbull (1,7 bilhões) e Wisin (1,5 bilhão).

O destaque do Reggaeton Bad Bunny já alcançou 4,2 bilhões de visualizações no YouTube neste ano, um aumento de 1090% em relação ao ano passado. Ele é atualmente o primeiro artista deste ano em seu país de origem, Porto Rico, local de nascimento do seu som característico.

Top 10 Vídeos Latinos de 2017:

Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee
J Balvin, Willy William – Mi Gente
Maluma – Felices los 4
Chris Jeday – Ahora Dice ft. Balvin, Ozuna, Arcángel
El Amante – Nicky Jam
Enrique Iglesias – SUBEME LA RADIO ft. Descemer Bueno, Zion & Lennox
Wisin – Escápate Conmigo ft. Ozuna
Balvin – Si Tu Novio Te Deja Sola ft. Bad Bunny
La Rompe Corazones – Daddy Yankee Ft Ozuna (lyric video)
Una Lady Como Tú – MTZ Manuel Turizo

Top 10 vídeos latinos de todos os tempos:

Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee
Enrique Iglesias – Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona
Shakira – Chantaje ft. Maluma
Shakira – Waka Waka (This Time for Africa) (The Official 2010 FIFA World Cup™ Song)
J Balvin – Ay Vamos
Ricky Martin – Vente Pa’ Ca ft. Maluma
Romeo Santos – Propuesta Indecente
Hasta El Amanecer – Nicky Jam
J Balvin, Willy William – Mi Gente
Joey Montana – Picky

Fonte: Billboard Brasil