Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza primeira exposição individual do boliviano Iván Cáceres de 8/2 a 31/3

0

A mostra é composta por cinco vídeos instalações e uma escultura com 4 m de altura

Para dar visibilidades as produções contemporâneas latino-americanas, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza a primeira exposição individual do artista boliviano Iván Cáceres (1976). A arquitetura do terceiro sonho abre dia 8 de fevereiro, quarta-feira às 10h e é composta por cinco vídeos instalações e uma escultura de 4 m de altura idealizada especialmente para o espaço da Oficina Cultural.

Com duas décadas de produção de performances, esculturas e vídeos, Iván Cáceres busca revelar em seus trabalhos as infinitas possibilidades dos sonhos e do subconsciente. “Iván é um artista de muita projeção interna na Bolívia e poder realizar uma mostra com seus trabalhos mais importantes é uma oportunidade única de aproximação do público brasileiro à sua obra e a uma visualidade contextual de seu país de origem”, conta a curadora Beatriz Lemos.

Além da exposição, entre 5 e 9 de março o artista realiza a Oficina Desenho Intuitivo, convidando o público a explorar seus sonhos e medos do inconsciente a partir de exercícios que trazem a arte para atividades cotidianas. A programação é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever no site da Oficina Cultural.

A exposição integra a programação do Lastro – Intercâmbios livres em artes, projeto de curadoria e pesquisa de Beatriz Lemos que ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade desde abril de 2017. “Notei a falta de comunicação e interação entre as cenas artísticas do Brasil e do restante da América Latina, como se partissem de realidades muito distintas, e resolvi viajar para mapear esses trabalhos e apresentar ao público brasileiro, criando exposições, residências artísticas ou publicações”, conta a artista.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Exposição A arquitetura de terceiro sonho, de Ivan Cárceres

De 8/2 a 31/3. Segunda a sexta-feira, 9h às 21h. Sábados, 10h às 18h.

Recomendação etária: livre

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina Desenho intuitito, com Ivan Cárceres

5 a 9/3. Segunda a sexta-feira, 9h30 às 11h30

Recomendação etária: livre

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2D59VNe. 15 vagas.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

www.oficinasculturais.org.br