Família de Frida Kahlo não autorizou ‘Barbie’ inspirada na pintora

0

Por meio de nota, a família informou que a sobrinha-neta de Frida Kahlo é a única detentora dos direitos de imagem da artista mexicana e, por não ter autorizado a Mattel a produzir a boneca, “tomará as medidas necessárias”

A família de Frida Kahlo divulgou uma nota em que informa que não autorizou a Mattel a produzir uma boneca ‘Barbie’ inspirada na pintora mexicana. Lançada no mesmo dia, a boneca fazia parte de uma ação da marca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Paul Jordan, Sheryl Fetrick

Pelas redes sociais, a família disse que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora e que “desconhece” o projeto que originou a boneca.

“Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida. A empresa não conta com autorização para utilizar a imagem de Frida”, diz a nota.

À imprensa mexicana, Mara Romeu disse ainda que “gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México”.

No final da nota, a família da pintora garante que tomará “as medidas necessárias para que os direitos de imagem de Frida sejam assegurados”. A Mattel ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.