Brasileira se torna a primeira mulher a realizar o Desafio do Lago Titicaca

0

Ultramaratonista aquática entrou para a história ao realizar o percurso de 20 km a nado em 4 horas e 16 minutos.

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a realizar o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. Ela fez o percurso de 20 km a nado em 4 horas e 16 minutos, superando o frio, a chuva, a temperatura de 10°C da água e a altitude de 3.812 metros do local.

“Estou sem explicação para tamanha emoção. Teve uma equipe médica pronta que me atendeu e houve uma recepção linda. Foi incrível nadar e poder falar que já atravessei o lago sagrado dos incas. Vou levar isso para o resto da vida”, contou a atleta de 37 anos, que foi a primeira mulher a realizar a Travessia Do Leme ao Pontal, maior maratona aquática do Brasil, com 35 km.

Ela passou por várias dificuldades no desafio e momentos de tensão. “Depois de uma hora nadando senti a água bem gelada. Eu tive de driblar esse pensamento, focar no nado e outras coisas. Depois de duas horas eu senti minha respiração. Começou a ficar complicado por causa da água gelada. De repente abriu um sol que me animou muito”, explicou.

“Quando faltavam uns 5 km, o lago começou a mexer mais e peguei uma correnteza contra. Eu senti isso e tive que acabar mudando o nado. Quando eu estava bem próxima da chegada, eu vi uma multidão e então aquilo me deu um gás e dei até um tiro de uns 50 metros. Só tenho de agradecer porque a recepção, chegada, foi tudo maravilhoso. Foi uma experiência sensacional”, continuou.

Fonte: Fera