INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “CONSCIÊNCIA” DO ILUSTRADOR PERUANO IVÁN CIRO PALOMINO Ter.11/06

0

O Consulado Geral do Peru em São Paulo tem o prazer de convidar a comunidade peruana residente e ao público geral a inauguração da Exposição “Consciência” do ilustrador peruano Iván Ciro Palomino, na próxima terça feira 11 de junho de 2019, as 19:00 hrs, na Sala de Exposições do Instituto Cervantes (Av. Paulista N° 2439, 1er. andar).

A Exposição “Consciência” compreende 20 ilustrações que abordam diversos temas da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), como é a guerra e suas consequências, as mudanças climáticas, a liberdade de expressão, a imigração, a educação, entre outros. De acordo com o artista, “Consciência” “[…] traduz as ideias, emoções e sensações que todos temos em torno dos problemas do mundo em representações visuais sintéticas, onde a ironia e o jogo com os símbolos recortam as distâncias entre nós, indivíduos que pensamos o mundo desde nossas experiências e subjetividade, e as ameaças que afetam nossa existência coletiva […]”.

A curadoria estará a cargo de Mihaela Radulescu, filóloga romena e especialista em semiótica visual. Esta Exposição estará aberta gratuitamente ao público de 11 de junho a 11de julho de 2019, com horário de visitação de terça a sexta feira de 14:00 a 21:00 hrs. e sábados de 09:00 a 15:00 hrs.

É organizada com o apoio do Ministério de Relações Exteriores do Peru e o Instituto Cervantes, com a finalidade de fortalecer o vínculo cultural peruano-brasileiro, através da divulgação do trabalho de artistas peruanos contemporâneos. Ivan Ciro Palomino é graduado na Faculdade de Arte e Desenho da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP).

Premiado em 2016, pelo então Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Sr. Ban Ki Moon, por ganhar o concurso “Cartazes pela Paz”. Tal ilustração, junto a outras de sua autoria, formaram parte da Exposição “Consciência e uma Nova Esperança” apresentada em 2017 na sede principal da ONU em Nova York. No mesmo ano, Palomino foi premiado também em duas categorias do concurso “17 objetivos para transformar nosso mundo”, organizado pela UNESCO.

Atualmente atua como Editor Chefe de Infográfica do Grupo EPENSA.